A Gastrectomia Vertical, ou Sleeve como é conhecida, é realizada como procedimento único desde 2002 por videolaparoscopia e tem tido um importante crescimento, já sendo mais realizada do que outras operações, em alguns países como os Estados Unidos da América.
É uma operação em que se retira uma parte do estômago, deixando-o em forma de um tubo (em forma de uma banana). Mantem-se o trânsito alimentar sem desvios, com isso não há disabsorção intestinal reduzindo os riscos de desnutrição. A parte do estômago que é retirada é onde encontra-se a área que produz a Grelina (hormônio da fome).
Os princípios dessa operação é a restrição e a supressão da Grelina por um período ainda não definido. O que significa que o paciente irá se alimentar de porções menores, pela restrição e também sentirá menos fome devido a supressão da Grelina - que poderá voltar a ser produzida em algum lugar do intestino.
Deve se ter maior critério na indicação para operação em indivíduos que têm a doença do refluxo gastroesofágico porque pode agravar essa condição.
Leia o artigo: Modificação técnica para a gastrectomia vertical
Para melhor entendimento da técnica, assista o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=PuqGLLtvyus
Veja o artigo técnico para a cirurgia de Gastrectomia Vertical (Sleeve):
http://ipnassif.nerdpress.com.br/blog/13-modificacao-tecnica-para-a-gastrectomia-vertical.php