Colelitíase
pedra na vesícula
Procedimentos Colelitíase

Colelitíase

Colelitíase, ou pedra na vesícula, como é popularmente conhecida a doença, é a presença de cálculos na vesícula biliar que afeta uma importante parcela da população mundial.  

A vesícula biliar é um dos órgãos do aparelho digestivo. Ela tem aproximadamente 10 centímetros, em formato de uma pêra, está localizada próxima ao fígado e que tem como função o armazenamento da bile - que é uma substância amarela-esverdeada produzido pelo fígado e conduzida até a vesícula biliar para ser armazenada, até ser utilizada na emulsificação e absorção das gorduras.

Os cálculos, ou cristais, são formados pelo aumento na concentração de gordura e/ou de sais na bile por uma série de razões diferentes, entre eles obesidade e o uso de anticoncepcionais. Esses cálculos podem ter tipos e tamanhos variados e podem obstruir tanto o trato biliar, causando icterícia, como também o ducto pancreático, causando à pancreatite biliar.

Tratamentos

Tratamento Clínico - Um dos questionamentos mais comuns sobre o assunto é se há alguma medicação capaz de dissolver esses cálculos. Há medicamentos sim, que podem ajudar, mas eles são caros e na maioria dos casos ineficazes e arriscados, por ser um tratamento lento, que não elimina completamente os cristais e expõe o paciente ao risco desse cálculo se deslocar e causar um quadro de pancreatite, que é uma complicação grave.

Tratamento Cirúrgico – A cirurgia de remoção da vesícula biliar – colecistectomia – é o tratamento mais eficaz e seguro. O procedimento é feito em ambiente hospitalar, com anestesia geral pela técnica videolaparoscópica e raramente tem necessidade de cirurgia aberta. 

O organismo se adapta a falta da vesícula biliar e o paciente poderá em pouco tempo ter uma vida normal.

Por outro lado, o adiamento da operação pode aumentar o risco de complicações como colecistite aguda que é a inflamação da vesícula; coledocolitiase que é o deslocamento de cálculos para o ducto colédoco; ou ainda evoluir para um quadro de pancreatite aguda biliar.

Faça seu Agendamento Faça seu Agendamento